A FESTA DO CARNAVAL

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares e cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.  O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias tem origem no século XIX  sendo a cidade de Paris o principal modelo da festa carnavalesca que depois foi seguida um pouco por todo o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro inspiraram-se no Carnaval francês para implantar as suas festas carnavalescas sendo o Carnaval do Rio de Janeiro considerado o mais importante do mundo.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de Carnaval tinham baile de máscaras, com ricas e belas fantasias e carros alegóricos. A este tipo de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e festejos e aos poucos o Carnaval foi tomando o seu formato actual.

Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais da Ilha da Madeira Ovar, Podence, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Carnaval mais antigo.

Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias e ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa.

Texto adaptado da «wikipedia»

Em Podence os Caretos são uma tradição que vai para além dos festejos do Carnaval. Vê o video.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: